Se prepare para o futuro com o GA4: Tudo o que vocĂȘ precisa saber sobre o fim do Universal Analytics
- NĂșcleo de Redação TheBILab
- 17 de mar. de 2022
- 6 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
O anĂșncio da descontinuidade do Universal Analytics aconteceu no dia 16/03/2022 e jĂĄ começou a gerar muitas dĂșvidas e incertezas de como o mercado e os profissionais irĂŁo atuar diante desse novo cenĂĄrio.

O Google anunciou que irĂĄ descontinuar o Universal Analytics em 2023. Isso significa que todas as propriedades padrĂŁo do Universal Analytics nĂŁo vĂŁo mais coletar novos hits a partir de 1Âș de julho de 2023. JĂĄ o Google Analytics 360 terĂĄ alguns meses a mais de vida, sendo descontinuado a partir de 1Âș de outubro de 2023. Mas nĂŁo hĂĄ motivos para pĂąnico nesse momento, jĂĄ que existe um tempo suficiente para empresas se adaptarem para esse novo ciclo e migrarem suas propriedades para a versĂŁo do Google Analytics 4, que jĂĄ estĂĄ disponĂvel desde 2020.
Nesse artigo vocĂȘ vai encontrar as datas mais importantes para se organizar, alĂ©m de um passo a passo de como se preparar para o fim do Universal Analytics e evitar perder informaçÔes, atualizaçÔes e coleta de dados de seu website ou e-commerce.
A evolução do Google Analytics e como ficar preparado para o futuro com o GA4
A medição digital sempre estå sofrendo impactos de atualizaçÔes, novas tecnologias, normas e até mesmo restriçÔes impulsionadas pela privacidade dos dados de seus usuårios.
à importante contextualizar que o Universal Analytics foi desenvolvido para facilitar a mensuração de dados de navegação observåveis facilmente através de cookies. E como mencionado em outros artigos, com o movimento de fim dos cookies, essa medição se torna obsoleta.
Por isso, o futuro com o GA4 é uma evolução natural, e traz consigo inovação e melhoria em termos de mensuração, uma vez que ele pode ser aplicado em vårias plataformas como website e aplicativos, e além disso a ferramenta trabalha com base em eventos, ou seja açÔes realizadas pelo usuårio para fornecer mediçÔes de navegação, evitando assim a necessidade de mensuração via cookies que é a mais comum (ainda) nos dias de hoje.
O que vai acontecer apĂłs o fim do Universal Analytics?
O Google anunciou as datas de descontinuidade do Universal Analytics e que as propriedades passam a nĂŁo mais coletar novos hits a partir de 1Âș de julho de 2023.
AtĂ© 1Âș de julho de 2023, vai ser possĂvel coletar dados atualizados nas propriedades que estiverem com o Universal Analytics configuradas.
Depois de 1Âș de julho de 2023, vocĂȘ vai conseguir acessar por mais 6 meses os dados processados dessas propriedades. Dica: Exporte seus dados sempre que possĂvel para garantir um histĂłrico robusto.
As propriedades que possuem o Google Analytics 360 (GA 360) terĂŁo um prazo um pouco maior, jĂĄ que a descontinuidade serĂĄ realizada em 1Âș de outubro de 2023.
Mas como posso confirmar se a minha propriedade no Google Analytics serĂĄ descontinuada?
Se vocĂȘ criou a propriedade antes de 14 de outubro de 2020, provavelmente vocĂȘ usa exclusivamente uma propriedade do Universal Analytics.
Se vocĂȘ criou a propriedade depois de 14 de outubro de 2020, entĂŁo provavelmente jĂĄ esteja usando o Google Analytics 4 (GA4), entĂŁo, nenhuma ação de criação em teoria serĂĄ necessĂĄria, porĂ©m a revisĂŁo de eventos, audiĂȘncias, segmentação e outros detalhes devem ser revistos o quanto antes, ainda neste artigo detalharemos mais sobre essas açÔes. Aproveite e faça essa verificação agora mesmo.
Pode parecer que todas essas mudanças estĂŁo acontecendo muito rĂĄpido, mas as novas versĂ”es do Google Analytics, estĂŁo Ă disposição do mercado hĂĄ um certo tempo. Confira a timeline de atualizaçÔes que o Google Analytics sofreu nos Ășltimos anos

Preciso começar o processo de migração pro GA4 agora?
Sim, apesar do prazo para a descontinuidade do Universal Analytics seja de 15 meses, a recomendação Ă© que vocĂȘ migre e configure o Google Analytics 4, o mais rĂĄpido possĂvel, para criar os dados histĂłricos necessĂĄrios antes que o Universal Analytics pare de processar novos hits.
AlĂ©m disso, sabemos que leva tempo para fazer a transição de uma organização e de toda a sua dĂșvida tĂ©cnica para o GA4, Ă© melhor começar agora para garantir que vocĂȘ possa levar o tempo necessĂĄrio para mudar.
Pensando nesse movimento e visando ajudar seu time a se preparar para o futuro com o GA4, montamos um guia super råpido de passo a passo para realizar essa operação agora mesmo, acesse esse link e baixe gratuitamente e comece agora mesmo sua jornada de transição, sem dificuldades!
O GA4 vai trazer novas oportunidades de anĂĄlises para os profissionais de dados.
O GA4 Ă©, na verdade, uma ferramenta muito melhor e muito mais preparada para o futuro do que o Universal Analytics, construĂda com tecnologia moderna e fundamentada em um esquema de dados ponderado, lĂłgico e estruturado. O futuro com o GA4 Ă© realmente promissor, e a transição para uma melhor experiĂȘncia e usabilidade estĂŁo seguindo um caminho super positivos. Inclusive alguns recursos do Universal Analytics jĂĄ estĂŁo disponĂveis no GA4:
Integração DV360
A integração do DV360 foi lançada GA4 em fevereiro de 2022, essa funcionalidade permite a criação de pĂșblicos poderosos (pois sĂŁo orientados por Machine Learning) para estratĂ©gias de remarketing.
Integração do Google Optimize
Ă possĂvel usar o Google Optimize com GA4. A principal diferença Ă© que agora vocĂȘ pode realizar testes e anĂĄlises, usando mĂ©tricas de usuĂĄrio ao invĂ©s de se embasar apenas em nĂvel de sessĂŁo como no UA.
Para os profissionais de CRO, essa mudança Ă© vista como algo positivo jĂĄ que busca a otimização da experiĂȘncia focada no usuĂĄrio.
Modelagem de atribuição baseada em dados
Para as pessoas que estĂŁo familiarizadas com o GA360, vai perceber o valor trazido pelos relatĂłrios de modelagem de atribuição (um modelo de atribuição Ă© a regra ou um conjunto de regras que determina como o crĂ©dito de vendas e conversĂ”es Ă© atribuĂdo a pontos de contato (impressĂ”es e cliques) em (caminhos de conversĂŁo) baseada em dados. O GA4 lançou no primeiro trimestre de 2022 a atribuição baseada em dados.
AlĂ©m disso, vocĂȘ pode usar essa funcionalidade de anĂĄlise em qualquer um dos principais relatĂłrios da plataforma, ou seja, ficou bem mais fĂĄcil.
Agrupamentos de canais
Um dos relatĂłrios e anĂĄlises mais importantes dentro do UA Ă© a de classificar o trĂĄfego de vĂĄrias fontes em um conjunto de canais (por exemplo, trĂĄfego pago versus orgĂąnico versus e-mail e etc.).
Essa melhoria em termos de agrupamentos de canais foi realizada no quarto trimestre de 2021, trazendo um dos recursos mais necessĂĄrios da plataforma.
Integração com Google Search Console
Para os profissionais de SEO, a integração do Search Console no UA foi uma maneira fĂĄcil e eficiente de ver termos e estatĂsticas de pesquisa orgĂąnica de maneira rĂĄpida e fĂĄcil.
Esse recurso foi adicionado ao GA4 no final de 2021.
O que vocĂȘ precisa guardar na memĂłria sobre o futuro com o GA4
JĂĄ que o tema Ă© extenso e importante, entĂŁo vamos reforçar alguns pontos com um breve resumo (colinha) do que vocĂȘ precisa saber e guardar na memoria.
O Universal Analytics serĂĄ desativado em 1Âș de julho de 2023 para todos os clientes padrĂŁo (os clientes do UA 360 terĂŁo 3 meses extras, atĂ© 1Âș de outubro de 2023)
Isso significa que vocĂȘ tem ao menos 15 meses para se preparar.
Isso NĂO significa que vocĂȘ pode esperar 15 meses. Na verdade, isso significa que vocĂȘ precisa começar a se preparar hoje.
O Google Analytics 4 estĂĄ substituindo o Universal Analytics. Se vocĂȘ precisa de dados histĂłricos ano/ano (a maioria das pessoas quer/precisa disso!), entĂŁo vocĂȘ precisa implementar o GA4 agora!
Veja abaixo 3 links que vĂŁo te ajudar a estudar mais sobre o tema
Se seu time ou sua empresa precisa entender melhor quais são os melhores procedimentos para realizar tudo o que for necessårio para não correr o risco de perda de dados, mensuração e anålises, a Thebilab tem os profissionais mais capacitados em GA4 e que podem lhe ajudar nesse momento de transição. Fale agora mesmo com um de nossos consultores.
Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de IndicaçÔes de livros, cursos e ferramentas -> IndicaçÔes the BI lab.
Se vocĂȘ estĂĄ curtindo nosso conteĂșdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. NĂŁo perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendĂȘncias que vĂŁo impulsionar seus conhecimentos.