Dentro dos principais indicadores do Marketing Digital, o Connect Rate é um dos mais importantes para serem analisados, e trazer uma ideia mais palpável em termos de engajamento do público, performance da campanha e até mesmo conversão.
Mas o que é o Connect Rate, como podemos monitorar esse indicador e além disso, quando se faz relevante analisar essa métrica?
Ao final desse artigo você vai saber tudo sobre Connect Rate e poder aplicar essa leitura hoje mesmo nas suas análises de campanhas digitais e performance.
O que você verá nesse artigo:
O que é Connect Rate?
O Connect Rate é uma métrica de engajamento dentro do Marketing Digital que corresponde a taxa de visitas/sessões provenientes dos cliques em um anúncios ou criativos de uma determinada campanha digital.
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Confira esse vídeo do nosso canal no YouTube, sobre connect rate e aprenda de uma vez por todas o que é connect rate. Antonio Bennati Especialista em Análise de Dados trouxe um exemplo real para demonstrar como analisar e calcular o connect rate na prática.
Como Calcular o Connect Rate?
Para calcular o Connect Rate você vai precisar do número de cliques e o número de visitas no site:
Fórmula do Connect Rate
X = Connect Rate
Visitas = Dados de Sessões do Google Analytics
Cliques = Dados de Cliques das plataformas digitais como por ex: Facebook Ads, Google Ads.
X= (Visitas/Cliques)*100
Exemplo prático:
Website Y tem 1500 visitas e 2200 cliques
X= (1500/2200)*100
X= 0,68*100
X=68%
O Connect Rate é de 68%
Quando devo avaliar a taxa de Connect Rate?
Dentro de uma estratégia de mídia, o objetivo da campanha pode variar de acordo com a marca, público, ação, e até mesmo sazonalidade. Para entender um pouco mais, vamos listar quais são as principais etapas de uma campanha de mídia digital.
1. Awareness
Essa etapa também é conhecida como topo de funil, e tem como objetivo aumentar o conhecimento do público pela marca em questão.
2. Consideração
É a etapa onde a marca já é conhecida pelo público alvo, no entanto o público de maneira geral ainda não teve uma experiência de fato. Aqui o mais importante é passar todas as informações sobre a marca ou produto, pois é a fase que antecede o momento de compra ou conversão.
3. Conversão
Também conhecida como Lower Funnel é nessa etapa que o objetivo maior é de fato a compra ou a conversão, ou seja o público alvo teoricamente já tem conhecimento e está engajado suficientemente para tomar a ação de compra. Posto isso, vimos que na etapa de consideração, o objetivo é o contato ou engajamento do público alvo com a marca, e entre outros indicadores de engajamento, como CTR, Cliques, o Connect Rate é uma ótima opção de monitoramento pois indica que dos usuários que clicaram no seu anúncio, quantos deles efetivamente entraram em seu site para conhecer mais sobre a marca ou produto.
O que é uma boa taxa de Connect Rate?
Uma boa taxa de Connect Rate pode variar bastante, mas obviamente o que vai mais implicar nessa análise é o objetivo da campanha e a etapa do funil que está sendo avaliada.
Pense assim, não faz sentido mensurar o Connect Rate de campanhas onde a etapa do funil é Awareness, pois o objetivo é reconhecimento de marca e não (ainda) interação e engajamento com a sua marca.
Portanto, o primeiro passo é focar a análise com campanhas ou anúncios que estão na etapa de consideração. De acordo com diversos projetos, temos notado que uma taxa de Connect Rate razoável permeia entre 50% e 60%, obviamente esse dado vai mudar de acordo com o veículo, investimento, segmentação do público e etc.
Posso encontrar a taxa de Connect Rate no Google Analytics?
A taxa de Connect Rate não faz parte dos indicadores do Google Analytics, portanto essa métrica tem que ser desenvolvida e gerenciada pelos time de mídia de performance e Business Intelligence, através de reports e dashboards automatizados.
O ideal é incluir uma coluna na base de dados que alimenta a relatoria para que esse dado seja atualizado recorrentemente, com isso seu time poderá avaliar médicas, curvas e picos dessa taxa, tirar valiosos insights e realizar apontamentos pertinentes para os times envolvidos.
Com qual frequência devo avaliar o Connect Rate?
A dica é avaliar o Connect Rate constantemente, por isso, o item anterior é super importante, com um processo regular e automatizado, o time ganha 2 benefícios logo de cara, que é diminuir o risco de falha humana, e agilidade no monitoramento e por consequência na tomada de decisão.
Outro benefício é de dar visibilidade desse indicador para os times adjacentes e para o próprio cliente ou time comercial
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