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Se prepare para o futuro com o GA4: Tudo o que você precisa saber sobre o fim do Universal Analytics

O anúncio da descontinuidade do Universal Analytics aconteceu no dia 16/03/2022 e já começou a gerar muitas dúvidas e incertezas de como o mercado e os profissionais irão atuar diante desse novo cenário.

Se prepare para o futuro com o GA4: Tudo o que você precisa saber sobre o fim do Universal Analytics

O Google anunciou que irá descontinuar o Universal Analytics em 2023. Isso significa que todas as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais coletar novos hits a partir de 1º de julho de 2023. Já o Google Analytics 360 terá alguns meses a mais de vida, sendo descontinuado a partir de 1º de outubro de 2023. Mas não há motivos para pânico nesse momento, já que existe um tempo suficiente para empresas se adaptarem para esse novo ciclo e migrarem suas propriedades para a versão do Google Analytics 4, que já está disponível desde 2020.


Nesse artigo você vai encontrar as datas mais importantes para se organizar, além de um passo a passo de como se preparar para o fim do Universal Analytics e evitar perder informações, atualizações e coleta de dados de seu website ou e-commerce.

A evolução do Google Analytics e como ficar preparado para o futuro com o GA4


A medição digital sempre está sofrendo impactos de atualizações, novas tecnologias, normas e até mesmo restrições impulsionadas pela privacidade dos dados de seus usuários.


É importante contextualizar que o Universal Analytics foi desenvolvido para facilitar a mensuração de dados de navegação observáveis facilmente através de cookies. E como mencionado em outros artigos, com o movimento de fim dos cookies, essa medição se torna obsoleta.


Por isso, o futuro com o GA4 é uma evolução natural, e traz consigo inovação e melhoria em termos de mensuração, uma vez que ele pode ser aplicado em várias plataformas como website e aplicativos, e além disso a ferramenta trabalha com base em eventos, ou seja ações realizadas pelo usuário para fornecer medições de navegação, evitando assim a necessidade de mensuração via cookies que é a mais comum (ainda) nos dias de hoje.


O que vai acontecer após o fim do Universal Analytics?


O Google anunciou as datas de descontinuidade do Universal Analytics e que as propriedades passam a não mais coletar novos hits a partir de 1º de julho de 2023.


  • Até 1º de julho de 2023, vai ser possível coletar dados atualizados nas propriedades que estiverem com o Universal Analytics configuradas.

  • Depois de 1º de julho de 2023, você vai conseguir acessar por mais 6 meses os dados processados dessas propriedades. Dica: Exporte seus dados sempre que possível para garantir um histórico robusto.

  • As propriedades que possuem o Google Analytics 360 (GA 360) terão um prazo um pouco maior, já que a descontinuidade será realizada em 1º de outubro de 2023.


Mas como posso confirmar se a minha propriedade no Google Analytics será descontinuada?


Se você criou a propriedade antes de 14 de outubro de 2020, provavelmente você usa exclusivamente uma propriedade do Universal Analytics. Se você criou a propriedade depois de 14 de outubro de 2020, então provavelmente já esteja usando o Google Analytics 4 (GA4), então, nenhuma ação de criação em teoria será necessária, porém a revisão de eventos, audiências, segmentação e outros detalhes devem ser revistos o quanto antes, ainda neste artigo detalharemos mais sobre essas ações. Aproveite e faça essa verificação agora mesmo.

Pode parecer que todas essas mudanças estão acontecendo muito rápido, mas as novas versões do Google Analytics, estão à disposição do mercado há um certo tempo. Confira a timeline de atualizações que o Google Analytics sofreu nos últimos anos



A imagem mostra uma linha do tempo com anos de atualizações do Google Analytics
Timeline Atualizações Google Analytics


Preciso começar o processo de migração pro GA4 agora?


Sim, apesar do prazo para a descontinuidade do Universal Analytics seja de 15 meses, a recomendação é que você migre e configure o Google Analytics 4, o mais rápido possível, para criar os dados históricos necessários antes que o Universal Analytics pare de processar novos hits.


Além disso, sabemos que leva tempo para fazer a transição de uma organização e de toda a sua dúvida técnica para o GA4, é melhor começar agora para garantir que você possa levar o tempo necessário para mudar.


Pensando nesse movimento e visando ajudar seu time a se preparar para o futuro com o GA4, montamos um guia super rápido de passo a passo para realizar essa operação agora mesmo, acesse esse link e baixe gratuitamente e comece agora mesmo sua jornada de transição, sem dificuldades!



O GA4 vai trazer novas oportunidades de análises para os profissionais de dados.


O GA4 é, na verdade, uma ferramenta muito melhor e muito mais preparada para o futuro do que o Universal Analytics, construída com tecnologia moderna e fundamentada em um esquema de dados ponderado, lógico e estruturado. O futuro com o GA4 é realmente promissor, e a transição para uma melhor experiência e usabilidade estão seguindo um caminho super positivos. Inclusive alguns recursos do Universal Analytics já estão disponíveis no GA4:


Integração DV360

A integração do DV360 foi lançada GA4 em fevereiro de 2022, essa funcionalidade permite a criação de públicos poderosos (pois são orientados por Machine Learning) para estratégias de remarketing.


Integração do Google Optimize

É possível usar o Google Optimize com GA4. A principal diferença é que agora você pode realizar testes e análises, usando métricas de usuário ao invés de se embasar apenas em nível de sessão como no UA.


Para os profissionais de CRO, essa mudança é vista como algo positivo já que busca a otimização da experiência focada no usuário.


Modelagem de atribuição baseada em dados

Para as pessoas que estão familiarizadas com o GA360, vai perceber o valor trazido pelos relatórios de modelagem de atribuição (um modelo de atribuição é a regra ou um conjunto de regras que determina como o crédito de vendas e conversões é atribuído a pontos de contato (impressões e cliques) em (caminhos de conversão) baseada em dados. O GA4 lançou no primeiro trimestre de 2022 a atribuição baseada em dados.


Além disso, você pode usar essa funcionalidade de análise em qualquer um dos principais relatórios da plataforma, ou seja, ficou bem mais fácil.


Agrupamentos de canais

Um dos relatórios e análises mais importantes dentro do UA é a de classificar o tráfego de várias fontes em um conjunto de canais (por exemplo, tráfego pago versus orgânico versus e-mail e etc.).


Essa melhoria em termos de agrupamentos de canais foi realizada no quarto trimestre de 2021, trazendo um dos recursos mais necessários da plataforma.


Integração com Google Search Console

Para os profissionais de SEO, a integração do Search Console no UA foi uma maneira fácil e eficiente de ver termos e estatísticas de pesquisa orgânica de maneira rápida e fácil.


Esse recurso foi adicionado ao GA4 no final de 2021.



O que você precisa guardar na memória sobre o futuro com o GA4


Já que o tema é extenso e importante, então vamos reforçar alguns pontos com um breve resumo (colinha) do que você precisa saber e guardar na memoria.

  • O Universal Analytics será desativado em 1º de julho de 2023 para todos os clientes padrão (os clientes do UA 360 terão 3 meses extras, até 1º de outubro de 2023)

  • Isso significa que você tem ao menos 15 meses para se preparar.

  • Isso NÃO significa que você pode esperar 15 meses. Na verdade, isso significa que você precisa começar a se preparar hoje.

  • O Google Analytics 4 está substituindo o Universal Analytics. Se você precisa de dados históricos ano/ano (a maioria das pessoas quer/precisa disso!), então você precisa implementar o GA4 agora!

Veja abaixo 3 links que vão te ajudar a estudar mais sobre o tema




Se seu time ou sua empresa precisa entender melhor quais são os melhores procedimentos para realizar tudo o que for necessário para não correr o risco de perda de dados, mensuração e análises, a Thebilab tem os profissionais mais capacitados em GA4 e que podem lhe ajudar nesse momento de transição. Fale agora mesmo com um de nossos consultores.

 

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