5 Livros de Business Intelligence que VocĂȘ Precisa ler em 2023
- NĂșcleo de Redação TheBILab
- 7 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de fev.
Os profissionais da årea de Business Intelligence precisam se atualizar e rever conceitos frequentemente, pois assim como a årea de tecnologia, o Business Intelligence também estå sempre evoluindo, tanto em termos de ferramentas, como conceitos e dinùmicas com foco no negócio.
Por esse motivo, se vocĂȘ atua na ĂĄrea de BI, e sente que precisa se atualizar atravĂ©s da literatura, ou se vocĂȘ quiser adquirir conhecimento para realizar uma transição de carreira, confira esses 5 livros de Business Intelligence sugeridos por esse artigo e inicie sua programação de estudos.
Cada vez mais complexo e desafiador, o ambiente de negócios estå em frequente evolução. A tomada de decisão tem um papel fundamental para o sucesso ou fracasso do negócio, e para que essa ação esteja pautada em dados, o uso de sistemas tecnológicos e computadorizados ganham mais relevùncia.
O livro Business Intelligence e AnĂĄlise de Dados para gestĂŁo e negĂłcio, do autor Dursun Delen, traz temas relevantes para o aprendizado de novas tĂ©cnicas de anĂĄlise de dados e tomada de decisĂŁo, com conteĂșdo abrangente e de fĂĄcil leitura e com casos reais de mĂ©todos aplicados, Ă© uma Ăłtima opção para ampliar e aprofundar seus conhecimentos em Business Intelligence.
O volume de dados gerados a cada minuto no mundo Ă© gigantesco, empresas e marcas correm para obter vantagens competitivas atravĂ©s de inteligĂȘncia dos dados, porĂ©m a oferta de profissionais na ĂĄrea nĂŁo cobre toda a demanda atual.
O livro InteligĂȘncia Competitiva em Tempos de Big Data, traz esse tema de como obter vantagens competitivas no negĂłcio atravĂ©s de uma utilização eficaz do Big Data.
Essa atuação tem sido muito desafiadora à medida que novas tecnologias, formatos e granularidade de dados surgem.
O livro traz um roteiro de como atuar com esse processo de utilização de vårias camadas e volume de dados e aplicar essas anålises para o objetivo do negócio, através de um processo didåtico e tecnológico, ensinando como tratar a informação como instrumento de gestão.
AlĂ©m disso, a obra traz a evidĂȘncia os benefĂcios que as empresas adquirem ao implementar e investir em sistemas que fornecem dados diversos para seus analistas de negĂłcios.
Se vocĂȘ quer ter uma visĂŁo mais ampla e prĂĄtica de como aplicar e trabalhar com diversas camadas de dados na sua empresa e obter vantagens comerciais, este livro pode te ajudar a trilhar esse caminho.
Para quem estå iniciando na årea de dados ou Business Intelligence, o livro Anålise de Negócios para profissionais: Um guia de pråticas, é uma excelente opção, pois vai trazer exemplos e casos reais de anålises que podem ser aplicados em diversas situaçÔes e segmentos.
Sendo assim, o programa do livro Ă© aplicĂĄvel em qualquer projeto, por se tratar de um guia, vale a leitura mesmo se vocĂȘ ainda nĂŁo atua de fato da ĂĄrea de dados, mas tem a intenção de iniciar nessa jornada ou atĂ© mesmo realizar uma transição de carreira
Os conceitos e técnicas aqui descritos independem de implantação e podem ser usados para desenvolver soluçÔes manuais ou automatizadas, em qualquer ciclo de vida do projeto.
O livro Data Science para NegĂłcios, aborda os princĂpios fundamentais do Data Science e leva o leitor a exercitar o pensamento analĂtico, que Ă© necessĂĄrio para alcançar insumos relevantes voltados ao negĂłcio.
Essa indicação Ă© para profissionais que jĂĄ atuam na ĂĄrea de Business Intelligence, e tem conhecimentos teĂłricos sobre os princĂpios do Data Science, seu conteĂșdo Ă© profundo, porĂ©m nĂŁo muito tĂ©cnico.
Lidar de maneira satisfatĂłria e inteligente com dados, tem se tornando ferramentas essenciais para obter vantagens competitivas nos negĂłcios, por isso, caso vocĂȘ precise aprofundar nas anĂĄlises e fazer uso dos dados para aproveitar melhor as oportunidades do mercado ou segmento de atuação, entĂŁo esse livro Ă© essencial.
Ao iniciar sua leitura, vocĂȘ vai reparar que o livro aborda as temĂĄticas do Data Science de uma maneira suave sem os termos tĂ©cnicos que podem dificultar o entendimento do leitor.
AlĂ©m disso, se vocĂȘ tem um foco em vendas, conversĂŁo e crescimento do negĂłcio, entĂŁo o livro alcançarĂĄ suas expectativas.
E se vocĂȘ gosta de matemĂĄtica, o livro explora alguns detalhes para que vocĂȘ entenda o que acontece por trĂĄs, mas tudo isso na medida certa, sem focar em detalhes irrelevantes.
O livro Storytelling com Dados da escritora Cole Nussbaumer que é especialista em apresentaçÔes eficazes escreveu esse livro para qualquer pessoa que precise se comunicar usando dados.
Sabemos quĂŁo complexo pode ser apresentar resultados, anĂĄlises e estudos envolvendo dados, e para que sua audiĂȘncia permaneça atenta e engajada, a visualização das informaçÔes e a histĂłrica contada atravĂ©s dela contam muito para um resultado final positivo.
Se vocĂȘ precisar criar ou aprimorar suas tĂ©cnicas de apresentação de dados e estimular seus clientes, gestores e colegas para engajar em suas narrativas pautadas em dados, entĂŁo esse livro Ă© praticamente obrigatĂłrio em sua jornada.
Com fĂĄcil leitura, imagens, e casos reais, vocĂȘ vai chegar ao final de sua leitura com outra perspectiva e certamente colocando seus aprendizados em prĂĄtica.
Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de IndicaçÔes de livros, cursos e ferramentas -> IndicaçÔes the BI lab.
Se vocĂȘ estĂĄ curtindo nosso conteĂșdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. NĂŁo perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendĂȘncias que vĂŁo impulsionar seus conhecimentos.
