O brasileiro passa em média 5,4 horas utilizando app, e o Brasil é campeão mundial em número de downloads de aplicativos de comércio eletrônico para android (segundo pesquisa da App Annie).
Um levantamento da AppsFlyer mostrou que entre janeiro de 2020 e julho de 2021 dos 4.5 bilhões de downloads que aconteceram no mundo, 750 milhões, ou seja, cerca de 16% aconteceram no Brasil
Todo esse cenário reforça que as estratégias de marketing digital devem estar ligadas ao desempenho do seu site na versão mobile ou app. Entender as métricas que mostram de fato o sucesso do seu app, podem trazer insights fundamentais para analisar a performance de resultados do seu app.
Principais métricas para analisar resultados de app
A análise de resultados de app estão relacionadas aos indicadores de negócio que o time de marketing monitora regularmente. A partir de uma visão de Business Intelligence, esses indicadores devem estar devidamente atualizados e consistentes para que a análise de performance de resultados seja coerente e a tomada de decisão seja segura. Em linhas gerais os relatórios de analytics que trazem dados e métricas de app, tem como objetivo informar e destacar por exemplo, quais são os canais de mídia que mais atraem usuários, ou aqueles que demonstram maior engajamento ou conversão, de acordo com os objetivos de negócios. Tendo esse conceito claro, podemos destrinchar quais são os principais tipos de métricas para análise de performance de resultados do seu app.
Métricas de aquisição
As métricas de aquisição tem como o objetivo central evidenciar se o app está atraindo novos usuários, número de visitantes por página e quais são as origens de acesso.
Com esse tipo de acompanhamento, fica mais fácil acompanhar a evolução dos resultados e otimizar ações que aumentem o tráfego no aplicativo.
Métricas de engajamento e de retenção
Essas métricas ajudam os times de negócios e gestores no entendimento em relação a resultados de interação e fidelidade dos usuários ativos no app.
Métricas de distribuição:
Elas nos ajudam a entender como estão distribuídos os acessos ao app por diferentes frentes como sistema operacional (Android, iOS, Windows Phone), nesse caso a análise desses dados pode dar um direcional importante sobre perfil e qual a prioridade de atenção em relação ao desenvolvimento do app.
Principais indicadores para avaliar performance do seu app
DAU e MAU
DAU (daily active users) significa, usuários ativos por dia e MAU (monthly active users) que significa usuários ativos por mês. O monitoramento e análise desses indicadores, ajuda as empresas a entenderem e preverem o crescimento (ou não) do número de acessos do aplicativo, também ajuda na mensuração de engajamento de ações de marketing, por exemplo.
Stickness
Resumidamente é a quantidade de dias por semana que um usuário realiza alguma ação importante no seu app. Essa métrica mostra quais são as atividades ou features do seu app que estão trazendo de volta os usuários. Com essa análise fica mais fácil entender quais são as atividades e etapas cruciais do seu app para aumentar retenção e engajamento.
Caso o Stickness esteja baixo, vale analisar toda a jornada do seu app para identificar possíveis gaps ou experiências negativas. Um outro plano de ação, pode incluir Push Notifications no sistema operacional móvel, envio de emails ou até SMS para fazer o usuário acessar novamente o app.
Retenção
Normalmente quando a empresa realiza alguma alteração, atualização ou adiciona novos elementos no app, é interessante observar a retenção do usuário, e entender se as alterações surtiram efeito positivo ou negativo em termos de retenção, ou seja, número percentual de usuários que voltaram a utilizar o app depois de um determinado período (após a primeira semana por exemplo).
No exemplo abaixo, temos uma leitura de retenção, onde observa-se que após o 7 dia, 19,3% dos usuários voltaram a utilizar/acessar o app.
Churn
Pode ser entendido como o oposto da Retenção, por nos evidenciar a porcentagem de usuários que não voltaram a utilizar o aplicativo ou desinstalar.
Uma análise pertinente aqui é de etapa de abandono, muito provavelmente uma experiência ruim em uma das etapas de interação pode fazer com que o usuário saia do app e não volte novamente.
Custo por aquisição (CAC)
A análise do custo de aquisição (ou CAC), mostra o quanto está sendo gasto para conseguir novos clientes que adquirem seus produtos ou serviços.
Além disso, analisando este indicador, seu time pode identificar quais canais de mídia estão demonstrando maior rentabilidade ou até mesmo qual região possui maior ou menor custo na aquisição de novos clientes. Fórmula:
CAC = (investimento em marketing + investimento em vendas) / número de novos usuários ou clientes
Exemplo: Se os seis investimentos totais em marketing e vendas somam R$ 10 mil no mês, e você conseguiu 20 clientes no período, logo seu CAC é igual a R$ 500,00
Tempo no app
O tempo médio que o usuário dedicou ao app é importante para entender o nível de engajamento e detectar pontos fortes e fracos entre as páginas ou conteúdo do app. O tempo no app é uma combinação entre a duração e a frequência de acesso, e nos mostra o tempo médio dedicado do usuário dentro de um período como dia, semana ou mês, por exemplo.
Monitorar e mensurar os indicadores corretos, vão te ajudar a analise a performance de resultados do seu app, algumas boas práticas devem ser adotadas como realizar as configurações e os tagueamentos corretamente, ter claro quais são as metas e objetivos de negócio, e fazer uso constante da análise de dados para não ser pego de surpresa por resultados negativos, ou seja, tomar a melhor decisão no tempo correto, lhe proporcionará obter melhores resultados, ou até mesmo retomada de uma curva positiva.
Principais ferramentas para analisar a performance de resultados para app
A utilização de ferramentas de análise de dados são primordiais para entendimento e monitoramento dos resultados e performance do seu app, abaixo temos as principais ferramentas utilizadas no mercado que visam ajudar os times de marketing e gestores na análises, monitoramento de resultados e tomada de decisão.
Ferramentas para monitoramento de app ou mobile:
Quais são os objetivos que posso traçar em ações voltadas para app ou mobile?
A estratégia para alavancar a performance de resultados do seu app pode considerar algumas etapas ou necessidades, conforme aderência do seu serviço ou produto. O importante é ter os objetivos bem definidos, abaixo listamos alguns que podem ser atribuídos em sua jornada.
Construção de marca / branding
Promoção de produtos e serviços
Impactar uma audiência específica (pessoas próximas a praça de alimentação de um shopping)
Aumentar número de vendas
Ser o número 1 da busca móvel 6. Levar o cliente até a loja 7. Download / Aquisição
Engajamento
Quais são os principais formatos para divulgação do meu app em canais de mídia?
É importante definir quais serão os formatos de anúncios trabalhados para cada objetivo de sua campanha de app ou mobile. Dependendo de suas metas, etapa do funil e budget, você precisará analisar as características de cada formato para produzir seus criativos e atingir o público desejado em diferentes frentes.
Abaixo exemplificamos alguns formatos que podem ser utilizados em suas campanhas de app ou mobile.
Tipos de Formatos:
Nativo em App de terceiros
Vídeos youtube mobile
Banner (tradicional) canal de conteúdo mobile
Interstitial site de conteúdo ou App (blocos de anúncios de página inteira veiculados entre as telas durante a navegação em apps para dispositivos móveis.)
Push
SMS
Vídeo
Banner / SMS / Push baseado em Localização
Lembre-se que é importante que as configurações estejam sempre em dia para garantir qualidade e consistência no monitoramento e análises de resultados de performance.
Nosso time trabalha com as melhores soluções e ferramentas para te ajudar nessa jornada, além de utilizar estratégias customizadas com foco na conversão do seu app, website, blog ou e-commerce. Se você está interessado e tem necessidades sobre esse tema, aproveite para conhecer nossos produtos de Web Analytics e CRO e tenha todo o suporte além de um teste grátis para comprovar resultados de otimização e conversão.