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Melhores Métricas de Redes Sociais para Análise em 2023: Otimize sua Estratégia de Marketing Digital

Você conhece todas as métricas de redes sociais para mensurar e analisar? Ótimo! Mas saber não é o suficiente para realizar uma campanha de marketing viral nas redes sociais. Isso é apenas o começo. A prática é o que realmente importa.


Desenhos de redes sociais, e uma placa escrito métricas


A verdadeira eficácia das métricas das redes sociais começa quando os profissionais de marketing percebem como usar as principais métricas para o benefício de seus negócios e campanhas de marketing. Para isso, você precisa considerar muitos fatores:

1. Os objetivos da campanha

2. O tamanho do orçamento

3. O número de membros da equipe de marketing e muito mais.


As métricas das redes sociais não são verdades absolutas. São medidas flexíveis que mudam de acordo com o negócio, as redes sociais e as demandas dos seguidores.


É por isso que algumas métricas das redes sociais aparecem, enquanto outras desaparecem. Aqui, reunimos as métricas mais importantes que você vai querer acompanhar em 2023. Prepare-se e leia este blog antes de lançar sua próxima campanha nas redes sociais.




Métricas de Conhecimento de Marca


1. Conhecimento (ou Awareness)


Conhecimento (ou Awareness) é a primeira etapa no marketing de marca em que seus potenciais clientes começam a descobrir sua marca. Ela mostra em números quantos usuários de redes sociais viram seu conteúdo e se seu negócio atrai alguma atenção. A métrica de Conhecimento (ou Awareness) consiste em três elementos - Alcance, Impressões e Taxa de crescimento da audiência.



Printscreen de um exemplo de métrica de redes sociais

2. Alcance


Alcance é uma métrica que mostra quantas pessoas viram seu conteúdo. Embora seja apenas um número, você pode abordá-lo de diferentes maneiras. Você pode comparar o alcance médio da sua marca ao longo do tempo ou monitorar o alcance de postagens, Reels e Tweets separadamente durante campanhas de marketing específicas.


Além disso, ao rastrear o Alcance, vale a pena saber qual é a proporção de não seguidores em comparação com os seguidores que veem seu conteúdo. Isso ajudará você a entender se sua marca está ficando popular na plataforma de mídia social e se seus algoritmos estão tornando seu conteúdo viral. Quanto mais não seguidores virem suas postagens, melhor os algoritmos funcionarão.


3. Impressões


Essa métrica é sobre frequência, ou seja, o número de vezes que os usuários de mídia social viram seu conteúdo, não necessariamente clicaram nele. Geralmente, é maior do que o alcance, já que as pessoas podem verificar a mesma postagem várias vezes. Isso pode indicar a qualidade do seu conteúdo. Se uma postagem oferece algum valor para uma pessoa, ela estará disposta a verificá-la várias vezes.


Além disso, os algoritmos da plataforma podem começar a oferecer seu conteúdo a outras pessoas com mais frequência, tornando-o viral. Isso pode acontecer quando seu conteúdo acerta o ponto certo e os usuários da plataforma de mídia social têm alta probabilidade de apreciá-lo ou quando você aloca algum orçamento para exibir sua postagem com mais frequência para públicos mais amplos na plataforma.


4. Taxa de crescimento da audiência


Essa métrica de rede social avalia com que rapidez sua marca obtém novos seguidores. A taxa de crescimento da audiência não conta o número de pessoas em sua nova audiência. Essa métrica fornece a você a relação entre seus seguidores antigos e novos.


Para estimar sua taxa de crescimento da audiência, você precisa dividir o número de seus novos seguidores pelo público total e multiplicar por 100%.


Quando uma marca tem uma grande base de seguidores, fica mais difícil manter a taxa de crescimento da audiência em um nível alto. Ao mesmo tempo, para uma marca recém-criada, persistir em uma taxa de crescimento da audiência de alto nível significa que os seguidores em potencial veem o valor nela e estão interessados em saber mais.




Métricas de Engajamento


Depois de conhecer mais a respeito de uma marca, algumas pessoas decidem tomara ações, ou seja iniciar uma espécie de relacionamento com a marca, ou seja, as pessoas podem começar a interagir com a marca, e podem fazê-lo de muitas maneiras diferentes, desde curtir postagens até comentar, compartilhar nas redes sociais e mais, fornecendo a você muito mais dados para investigar.


1. Taxa de Viralidade


A ideia desta métrica de rede social vem naturalmente do seu nome. Ela é dedicada a mostrar o quão viral o seu conteúdo se torna em uma determinada plataforma de mídia social.


Para entender o quanto do seu conteúdo a sua audiência e admiradores compartilham com seus amigos e seguidores, é necessário dividir o número de compartilhamentos para um post específico por suas impressões e multiplicar por 100%. Veja o que são Impressões acima na seção de métricas de Conhecimento..


2. Métricas de Experiência do Cliente


Um funil de vendas bem estabelecido com uma estratégia de venda social incorporada permitirá que você converta efetivamente muitos leads em vendas. Para construí-lo de forma sólida, você naturalmente precisará de alguns feedbacks dos clientes e é aí que as métricas de experiência do cliente podem ajudá-lo mais.


Essa é uma métrica de rede social e que pode ser analisada e mensurada na verdade em diversos canais digitais.


3. Net Promoter Score (NPS)


Esta métrica mostrará quão leais os clientes da sua audiência são e se eles estão prontos para advogar pela sua marca. Isso significa recomendar sua marca para seus amigos e familiares.

Ao se tratar de medir o Net Promoter Score, seus clientes têm que responder apenas uma pergunta: Quão provável é que você recomende esta marca, serviço ou produto para seus amigos, seguidores ou familiares? As respostas são classificadas da seguinte forma:


Detratores ou recomendadores com baixa probabilidade: 0-6 pontos Neutros ou recomendadores passivos (pode acontecer, mas não necessariamente): 7-8 pontos Promotores: 9-10 pontos.


Agora, para obter uma análise mais precisa, é necessário subtrair seus promotores dos detratores e dividir esse resultado pelo número geral de respondentes. Para obter este resultado em porcentagem, multiplique-a por 100%.


A métrica de Net Promoter Score é simples, mas super útil. Ela pode ajudá-lo a medir o nível de satisfação atual do cliente, bem como ter uma visão do potencial de suas vendas futuras.




Métricas de ROI


Retorno sobre o Investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes a serem seguidas e medidas em redes sociais ou plataformas digitais, pois permite medir a rentabilidade do seu investimento em mídias sociais. Isso significa que, com esta métrica, você será capaz de medir o resultado - o valor de todas as suas atividades em mídias sociais contra os recursos, tempo e dinheiro que você investiu.


Existem várias métricas separadas que criam ROI, incluindo Taxa de Cliques (CTR), Taxa de Conversão, Custo por Clique e Custo por Mil Impressões, e não se limitam a isso.

1. Custo por clique (CPC)


Essa é uma medida especial usada em anúncios para determinar quanto você, como anunciante, pagará cada vez que um usuário da plataforma de mídia social clicar no link do seu anúncio. O custo por clique é útil quando você está planejando criar postagens patrocinadas em mídias sociais ou banners em suas campanhas de marketing.


Com o custo por clique, você poderá estimar facilmente se seus investimentos em anúncios valem a pena. Para calcular seu custo por clique, você precisa dividir o valor total de dinheiro que gastou em anúncios pelo número total de cliques feitos pelos usuários da plataforma.


2. Custo por mil impressões (CPM)


O CPM é outra métrica de medição de anúncios e estima o custo por mil impressões do seu anúncio em uma plataforma de mídia social. Por que você precisa disso? Para contar o número de vezes que seu anúncio é visualizado pelos usuários de mídias sociais e a que preço.


Por exemplo, se você planeja gastar R$100 em 20.000 impressões, seu CPM será de R$5. Como você faz isso? Basta dividir a quantia que você planeja gastar pelo número de impressões e multiplicar por 1.000.


3. Share of Voice (SOV)


O Share of Voice (SOV) é a métrica que ajuda você a avaliar o desempenho da sua marca em relação aos seus concorrentes de nicho. Essa métrica mostra o quanto as pessoas falam sobre sua marca e a referenciam como especialista em seu nicho de mercado.


Além das menções à sua marca, você também pode rastrear as menções de seus concorrentes e compará-las entre si. Dessa forma, você perceberá melhor a posição da sua marca em seu nicho de mercado, descobrirá quem são seus concorrentes mais próximos e obterá insights sobre o que deve fazer para chegar ao topo.


Para estimar o share of voice (sov) para sua marca, você precisará executar as seguintes etapas:

Conte o número de menções da sua marca nas mídias sociais, seja por meio de hashtags diretas ou indiretas ou apenas menção da empresa ou do produto em uma postagem pública. Calcule sua participação social de voz dividindo as menções da sua marca pelo número geral de menções da sua marca + concorrentes e multiplique o resultado por 100%.


4. Análise de sentimento (ou sentimentação)


Ser um especialista em seu campo e criar uma impressão positiva da sua marca são os dois aspectos que podem facilmente trazer mais seguidores.



Para calcular a análise de sentimento (ou sentimentação, termo usado entre agências e anunciantes) e como a sua marca é percebida por seus seguidores, você pode reunir menções positivas de sua marca, dividi-las pelo número total de menções e multiplicar por 100%.


Outra maneira de estimar a pontuação do sentimento social é dividir suas menções positivas pelo número total de menções com sentimento e multiplicar por 100%.


Por que acompanhar as métricas das redes sociais é tão importante?


As métricas das redes sociais funcionam como sensores sensíveis da saúde da sua marca. Elas podem dizer muito sobre sua marca e seu desempenho nas redes sociais.


Ao utilizar as métricas corretas, você pode entender rapidamente se suas campanhas de marketing estão indo pelo caminho certo, onde precisa alocar seu orçamento e recursos e obter insights sobre o que mudar para torná-las mil vezes melhores.


Saber quais métricas de redes sociais você precisa acompanhar é metade do caminho para o sucesso da sua marca, a segunda metade é utilizar os instrumentos certos para coletá-las e monitorá-las ao longo do tempo.


Então, como você pode acompanhar suas métricas de forma eficaz? Vamos descobrir isso.


Como acompanhar facilmente suas métricas de mídia social?


Métricas de mídia social - há tantas delas que coletá-las manualmente, e até mesmo rastreá-las, é simplesmente impossível. Os profissionais experientes de marketing sabem disso e, mesmo antes de configurar um novo perfil de mídia social, se equipam com as ferramentas de monitoramento de mídia social mais eficazes.



Ferramentas nativas de análise de mídia social da plataforma


Cada plataforma de mídia social possui seu próprio conjunto de ferramentas de análise de mídia social ajustadas às características de uma plataforma específica.


  • Twitter tem seu próprio conjunto de ferramentas de análise que ajudam a estimar métricas para cada Tweet, rastrear campanhas de mídia social e conversões, e muito mais.

  • Meta (Facebook) fornece ferramentas de análise para Facebook e Instagram, onde você pode rastrear métricas interseccionais de ambas as plataformas. Dito isso, ambas as plataformas têm seus próprios conjuntos de negócios para análises de negócios profissionais.

  • Pinterest possui seu próprio conjunto de ferramentas de análise de mídia social que fornecem insights sobre o engajamento e a presença de cada Pin.

  • TikTok também oferece um conjunto de ferramentas de negócios para rastrear várias métricas na plataforma, como visão geral da conta, insights sobre o conteúdo, insights dos seguidores e visão geral ao vivo.


Ferramentas de escuta social


Embora as ferramentas nativas de análise de mídia social possam rastrear uma ampla variedade de métricas, quando você configura várias contas de mídia social, deseja reunir dados consistentes em todas essas plataformas. É aí que as ferramentas de escuta de mídia social, como o Brandwatch, são muito úteis.


Google Analytics


Google Analytics é uma poderosa ferramenta de análise de audicência que fornece estatísticas e algumas ferramentas analíticas básicas. Funciona muito bem para sites e também é adequado para o marketing em redes sociais. A ferramenta pode fornecer dados sobre o tráfego segmentado que vai para o seu site, a demografia do público, o engajamento dos seguidores, as conversões e muito mais.


Os profissionais de marketing adicionam o Google Analytics ao seu conjunto de ferramentas de análise de mídia social, pois ele ajuda a analisar suas estratégias de marketing em mídias sociais e a colocar esses dados em prática de maneira eficaz.


Plataformas de análise de mídia social


É claro que há uma ampla variedade de plataformas de análise de mídia social. Algumas são gratuitas, outras requerem pagamentos de assinatura. Todas elas fornecem dados analíticos de profundidades variadas. É por isso que é melhor acompanhar as soluções comprovadas pelo tempo que apoiarão seus esforços de marketing a qualquer momento.


Embora as redes sociais ofereçam muita diversão e entretenimento para os usuários, os profissionais de marketing de mídias sociais entendem cada plataforma de mídia social como um campo de batalha para o sucesso de suas marcas. E essa luta exige uma estimativa meticulosa e precisa das métricas de marca. Eles consideram cuidadosamente cada métrica - como ela pode beneficiar suas campanhas de marketing e aproximar a conversão desejada.


Se você também está considerando lançar seu perfil de marca em qualquer plataforma de mídia social, selecionar as métricas certas é apenas parte do trabalho. Você também deve escolher um conjunto de ferramentas e instrumentos robustos que garantirão um ótimo começo lá.


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