top of page

5 Dicas de Leitura sobre Business Intelligence

Se você está passando por uma transição de carreira, tem necessidade de se aprofundar em algum tema ou simplesmente tem interesse na área de Business Intelligence, então esse artigo vai te dar um direcionamento de onde começar a dar alguns em busca do seu objetivo.

5 Dicas de Leitura sobre Business Intelligence

Sabemos que além do aprendizado natural com o conteúdo do livro, o estudo promove um surgimento de vários insights, ideias e te motiva a aprender mais e mais, por isso quando o assunto tende a ser maçante, o melhor é variar nos estilos de textos para que você permaneça engajado e cresça em seus conhecimentos e adquira mais vocabulário.


Pensando nisso trouxemos pra você algumas dicas de leitura sobre Business Intelligence, e tentamos mesclar conteúdos mais técnicos, didáticos e aspiracionais, pois não há dados ou gráficos que sejam suficientes se não soubermos contá-los através de uma narrativa engajadora.



The data Warehouse Toolkit é um livro essencial para profissionais de data warehousing. Com uma abordagem prática e passo a passo, o autor explora conceitos fundamentais e oferece orientações sobre o design eficiente de data warehouses.


O livro é amplamente elogiado por sua clareza, exemplos realistas e cobertura abrangente dos princípios e melhores práticas do campo. É leitura indispensável para arquitetos de dados, desenvolvedores e todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos sobre data warehousing.


Se puder, leia-o no idioma original (inglês) por conta dos detalhes e expressões, mas a versão traduzida pode te ajudar caso você seja novo no assunto.


Livro the data warehouse etl toolkit

A Gerente de People Analytics do Google desenvolveu através de seu livro, um guia sobre visualização de dados para quem é profissional área de BI e também para quem está no início da carreira na área. Aqui você vai encontrar uma saída até para os gráficos de pizza!


Storytelling com Dados é um livro altamente recomendado para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades de comunicação visual de dados. Com uma abordagem prática e acessível, a autora ensina os leitores a contar histórias convincentes usando dados, focando em como transformar informações complexas em visualizações claras e impactantes.


O livro combina teoria e exemplos práticos, apresentando técnicas eficazes para criar gráficos significativos, escolher cores apropriadas, destacar pontos-chave e construir narrativas envolventes. É uma leitura indispensável para profissionais que desejam transmitir mensagens claras e convincentes por meio dos dados.

Livro Storytelling com Dados


Por mais que seja um livro focado em uma fermenta específica (Power BI), esse livro traz excelentes exemplos de extração, limpeza e carregamento de dados, análises, possibilidades, e além disso ele vai te estimular a colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos.


Microsoft Power BI é um livro recomendado para aqueles que desejam explorar e dominar a plataforma Power BI da Microsoft. Com uma abordagem abrangente, o autor guia os leitores desde os fundamentos até tópicos avançados, abordando aspectos essenciais como criação de gráficos, manipulação de bancos de dados e configuração de relatórios interativos.


O livro combina explicações teóricas com exemplos práticos e oferece dicas úteis para otimizar o uso do Power BI. É uma leitura valiosa para profissionais que desejam aproveitar todo o potencial dessa poderosa ferramenta de análise de dados.

Livro Dominando o Power BI de Karine lago


Um livro técnico e que vai te ajudar a dar os primeiros passos dentro de uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Ele fornece uma introdução completa à linguagem SQL, essencial para manipular e analisar dados em sistemas de bancos de dados.

Livro Introdução a linguagem SQL de Thomas Nield


Gostaria de finalizar com essa sugestão que me ajudou tanto na vida profissional, quanto no pessoal. O livro Storytelling no mundo corporativo é sobre as empresas se reconectarem com as emoções humanas, sobre envolver seus clientes e funcionários trazendo um olhar mais humano, afinal mais do que nunca o mundo está precisando disso.

Lovro Storytelling de Carmine Gallo

Talvez você esperasse 5 dicas técnicas de livros sobre o assunto Business Intelligence, certamente com uma busca no Google você vai encontrar, porém, eu prefiro mesclar assuntos técnicos e aspiracionais, pois no dia a dia das empresas e do mundo corporativo alguns detalhes não “techniques” vão te ajudar a entender, produzir e compartilhar melhor seus dados e insights.


Espero que tenham gostado das dicas, e se tiverem alguma sugestão, crítica ou duvida, vou ficar feliz em poder conversar contigo. Tem sugestão de livro? Coloca no comentário, vamos trocar experiências literárias!


 

Fique por dentro de todas as novidades no mundo do Business Intelligence. Conheça nosso acervo de Indicações de livros, cursos e ferramentas -> Indicações the BI lab.


Se você está curtindo nosso conteúdo, inscreva-se no nosso Blog e conheça nosso canal no YouTube. Não perca nossos artigos semanais, repletos de insights e tendências que vão impulsionar seus conhecimentos.




autor thebilab



Comentários


bottom of page